DILCEU DAL’BOSCO MEDIA CONSÓRCIO PARA PATRULHA MECANIZADA EM MATO GROSSO

O Deputado Dilceu Dal’Bosco (DEM), acompanhou as negociações entre prefeituras e governo do estado nos consórcios firmados para aquisição de equipamentos para patrulha mecanizada. A reunião foi realizada na prefeitura de Sorriso, neste fim de semana e contou com a participação de autoridades municipais e estaduais. O programa faz parte da parceria entre governo estadual, municípios e o BNDS, disponibilizando financiamento de cerca de 270 milhões de reais direcionado a compra de equipamentos para estruturação das estradas em todo estado.
O primeiro consórcio a se reunir com o governador Silval Barbosa, foi consórcio Alto do Teles Pires, composto por Sinop, Sorriso, Tapurah, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmen, União do Sul, Feliz Natal Lucas do Rio Verde, Claudia, Vera e Santa Rita do Trivelato.
O Deputado Estadual Dilceu Dal’Bosco, pôde mostrar ao governador a realidade de cada município.“Com as visitas que faço consigo saber das reais necessidades dos municípios nos quatro cantos do estado” disse.
Logo na primeira reunião com prefeito de Tapurah, Milton Geller (PSDB), o Deputado Dilceu intercedeu junto às demais autoridades, colocando a situação do parque de máquinas da cidade. Segundo Geller, o maquinário está destruído. “Nosso parque de máquinas está detonado. Esta parceria irá melhorar as estradas do nosso município e conseqüentemente melhorar diretamente nossa economia” afirmou.
O deputado Dal’Bosco, mediou por todos os municípios junto ao governador, apontando a realidade das prefeituras que ele vem acompanhando. ”Em nossas visitas aos municípios, faço questão de ver de perto estas situações, pois sei da importância de vias bem conservadas, não só para população, mas também para economia de cada um” destacou.
Os prefeitos e secretários foram ouvidos pela comitiva que, além de firmar os convênios, puderam expor outros problemas que vem enfrentando, como é o caso de Sinop, Sorriso e Lucas que encaram uma grande dificuldade com os aterros sanitários.
Conforme a Secretária de Agricultura de Lucas do Rio Verde, Luciana Copetti , faltam profissionais e recursos financeiros para colocar os projetos em prática. “Não há profissionais para que se desenvolvam projetos ambientais e falta dinheiro. Queremos conseguir uma forma de amenizar esta realidade. Nossa preocupação com meio ambiente é grande precisamos resolver isso o mais rápido possível e a modalidade de consórcio me parece uma boa saída” disse a secretária.
Finalizadas as negociações em Sorriso, a comitiva seguiu para cidade de Colider, há 800 km de Cuiabá, onde os municípios que fazem parte do consórcio Portal da Amazônia aguardavam. Estavam presentes os representantes das 11 cidades: Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.
De acordo com Luizão (DEM) o presidente do consórcio e prefeito de Nova Canaã, esta reunião era muito esperada pelos municípios. “Todos sabemos que as estradas têm papel fundamental para economia, segurança, saúde e bem estar da população. Este consórcio é uma saída principalmente para os pequenos municípios que muitas vezes não podem adquirir maquinários que custam muito caro” disse.
O deputado Dilceu Dal’Bosco , mais uma vez saiu em defesa dos municípios da região, mostrando as dificuldades enfrentadas por eles para a comitiva. “Os equipamentos que estas prefeituras precisam são fundamentais para conservação não só das estradas, mas das cidades como um todo, lembrando que muitas não têm asfalto e como são poucos equipamentos o desgaste é maior” destacou Dilceu.
Segundo Ronaldo, vice-prefeito de Nova Canaã, para o estado e para região a patrulha mecanizada neste modelo de consórcio proporciona facilidade, mas para que isso chegasse até nós o apoio do nosso deputado foi fundamental. “Temos que ter alguém junto ao governo que nos defenda e isso ele faz muito bem” afirmou.
Conforme Dilceu Dal’Bosco , este é primeiro passo para mudar a realidade das estradas do estado, a modalidade de consórcio facilita e reforça a parceria que deve existir entre municípios e poder público. O deputado confirmou ainda, que os equipamentos serão licitados nos próximos 15 dias e devem ser entregues para as prefeituras em 90 dias. “Vamos acompanhar todo este processo, quanto mais rápido estes equipamentos chegarem às prefeituras melhor para todos”, destacou.

Comentários