Mato Grosso registra aumento de 257% de casos de dengue este ano

A secretaria de estado de Saúde de Mato Grosso registrou até esta quarta-feira 38.030 casos de dengue no estado. Desse total, 1.039 foram notificados como casos graves da doença. O número indica que Mato Grosso teve um aumento de 257,49% de casos notificados, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2008, de janeiro a 30 de setembro, foram notificados 10.638 casos. As mortes registradas até o momento continuam como 36 casos, sendo que 30 casos foram confirmados e 6 ainda estão sob investigação.

Cuiabá, tem até o momento a notificação de 12.262 casos de dengue. Desse total, 325 foram confirmados como casos graves da doença e 58 estão sob investigação. Já em Várzea Grande, até o momento, a notificação é de 3.954 casos de Dengue. Desses, 422 foram confirmados como casos graves da doença e 16 estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde.

Os municípios que tiveram, até o momento, notificação de mortes foram: Curvelândia (1), Diamantino (1), Jaciara (1), Juara (1), Nova Mutum (1), Rondonópolis (2), Rosário Oeste (2), Sinop (4), Tangará da Serra (2), Tapurah (1). O município de Cuiabá notificou 13 óbitos, sendo 8 confirmados como casos graves de Dengue e 5 estão sob investigação. O município de Várzea Grande notificou, até o momento, 07 óbitos sendo 06 confirmados e 01 está sob investigação.

O estado continua em alerta no monitoramento dos 141 municípios e pede a observação sobre as medidas de prevenção e desenvolvimento de ações no que prevê o Plano Estadual de Contingenciamento da dengue.

A principal medida de prevenção é não deixar o mosquito nascer. Devem ser observadas as seguintes orientações: não deixar água limpa em vasos de plantas, baldes, quintais limpos, guardar garrafas sempre de boca para baixo, deixar pneus fora do alcance da chuva, em locais abrigados, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de plantas. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar o mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas.

Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas. TVCA

Comentários