Imprensa da região visita Cláudia após denúncias de moradores

Uma equipe do site Nortão Notícias, com sede em Sinop, esteve no município de Cláudia na tarde desta segunda-feira, para averiguar informações e denúncias de moradores.
Segundo os representantes do site, as denúncias foram enviadas no próprio site, pelos internautas.
A equipe esteve na Câmara Municipal, em alguns órgãos públicos e no Fórum.
A matéria ganhou repercussão regional e foi divulgada também em outros sites.

Confira a matéria:


Arrependimento, este é o lamento de muitos moradores do município de Claudia (cerca de 80 quilômetros de Sinop), depois de passado 13 meses da atual administração. Denuncias dão conta do descaso na aplicação do dinheiro publico e com setores primordiais como saúde e educação. O prefeito Vilmar Giachini (PMDB), parece ter esquecido as promessas de campanha que vislumbravam um município melhor, com geração de emprego e renda e investimentos nos vários setores da administração publica.

Alunos fora da sala de aula em assentamentos ficam distante da sede do município onde houve promessa de construção de escolas e melhoria no transporte escolar. Escola que atendem alunos da faixa etária de 4 a 12 anos que pode ter suas portas fechadas pela administração municipal deixando cerca de 30 crianças sem estudar. Desmando na atribuição de aulas aos professores da rede municipal de ensino beneficiando apadrinhados sem qualificação especifica, em detrimento de professores com formação superior em áreas especificas como pedagogia.

Ainda na área de educação, informações dão conta que a Publica Municipal, funcionou ate dezembro do ano passado em um prédio alugado, localizado em local de difícil acesso, longe das escolas, onde eram mantidos dois funcionários, sendo uma secretária e outra que cuidava da limpeza. Uma moradora próxima do local disse que a mais de dois meses as portas da biblioteca estão fechadas, e que a Prefeitura ainda continua pagando o aluguel. E os funcionários não apareceram mais ao local de trabalho.

Informações colhidas pela reportagem apontam que prédios onde funcionam a Secretaria de Saúde, o Cras e Departamento de Esporte são alugados. Os moradores estão intrigados com este fato, já que na administração anterior estes órgãos funcionavam em prédios da Prefeitura, o que evitava o gasto com alugueis. A avaliação é de que o Prefeito esta beneficiando alguns dos seus aliados.

No setor de saúde, um dos essenciais, o descaso segundo os moradores é ainda maior. Faltam remédios na farmácia e existem Postos de Saúde da Família que está há quase um ano sem médicos. Uma senhora disse a nossa reportagem que o PSF 03, esta a mais de seis meses Dentista.

No caso da falta de remédios, uma denuncia foi protocolada no Ministério Publico da Comarca Pelo vereador João Batista Moraes (DEM), mas ate o momento ainda não houve pronunciamento das autoridades sobre o caso.

Outra denuncia feita foi quanto a um teste seletivo realizado pela Administração Municipal, onde os tramites seguiram de forma estranha. Os editais foram publicados apenas nos murais da Prefeitura sem divulgação nos órgãos de imprensa local como Radio, TV e Jornal. Uma moradora que disse ter feito campanha e votado no atual Prefeito disse que foram contratados apenas amigos do Prefeito, que foram comunicados através de ligações telefônicas.

Existem ainda denuncia de nepotismo contra o Prefeito, pela contratação e nomeação de parentes próximos, o que é proibido por lei. As denuncias foram encaminhadas a Juíza da Comarca, que em um programa de Rádio denominado “Conhecendo o Judiciário”, levado ao ar na Radio Nativa FM, disse que recebeu as denuncias e encaminhou ao Ministério Publico para as devidas providencias.

Uma equipe de reportagem se deslocou até o município, onde ouviram moradores e Vereadores sobre os desmandos da administração municipal que tem causado transtornos a população que esperava do Prefeito apenas investimentos nos setores primordiais melhorando assim a qualidade de vida de quem chegou naquela região com expectativas de melhores dias. (Nortão Noticias)

A mesma matéria foi divulgada no site www.mt24horas.com.br.

Comentários