Governador garante ônibus e ar condicionado para escolas de Mato Grosso

Até o próximo mês de junho os alunos da rede rural pública de Mato Grosso deverão ser beneficiados com novos ônibus para o transporte de casa às escolas. Também, o Ministério da Educação vai destinar recursos para a instalação de ar condicionado nas salas de aula das redes urbana e rural, atendendo a, pelo menos, mil salas por ano.

As reivindicações foram levadas pelo governador Silval Barbosa ao ministro da Educação, Fernando Haddad e prontamente atendidas. O ministro garantiu que o Governo fará a aquisição de 500 ônibus para atender todo o Estado.

A compra dos ônibus será feita no pregão eletrônico, atendendo primeiramente as regiões mais necessitadas, sendo que os veículos estarão adaptados para transportar alunos com deficiência física. "Esse é um compromisso do Governo Federal com Mato Grosso. Vamos atender a essa necessidade trazida pelo governador Silval Barbosa", garantiu o ministro.

Com relação ao programa de climatização das redes de ensino, o ministro Haddad disse que essa é uma necessidade inadiável, e que o problema só não pode ser solucionado com maior urgência por problemas estruturais na rede de energia. "Esse é um programa que tem resultados altamente significativos no rendimento dos alunos", ressaltou o governador ao ministro.

Como a maioria das escolas são antigas, para a instalação de ar condicionado é preciso refazer a rede elétrica interna com o sistema bifásico ou trifásico, trocar fiação, interruptores e também instalar geradores na rede externa de fornecimento da energia.

A rede de ensino estadual conta hoje com 715 escolas. O governador Silval Barbosa disse ao ministro que o programa completo de climatização envolverá recursos de R$ 80 milhões, envolvendo projetos de reestruturação das redes interna e externa, compra dos aparelhos de ar condicionado e instalação.

Todas as escolas do Estado possuem ventiladores, mas apenas mil salas já estão equipadas com ar condicionado, nas cidades e na zona rural, faltando atender 5,8 mil salas. "O maior problema é a estrutura existente na rede elétrica para atendermos a todas as escolas, mas vamos resolver", garantiu Silval.

O governador disse que, nesse programa de climatização, a meta é atender mil salas de aula a cada ano. "O problema vai acabar, porque as novas escolas já estão climatizadas e as próximas a serem construídas também já serão inauguradas dentro do padrão", garantiu Silval.

Acompanharam o governador Silval Barbosa na audiência com o ministro Fernando Haddad os deputados federais Wellington Fagundes e Carlos Abicalil, além de assessores da Secretaria de Estado da Educação.

Comentários