Jorge Yanai assume vaga no Senado dia 6 de maio

O médico e segundo suplente de senador, Jorge Yanai (DEM), irá assumir uma cadeira no Senado no próximo dia 06 de maio, pois o titular, Gilberto Goellner (DEM), deixa o cargo por 120 dias. Dilceu Dal’Bosco, deputado estadual do Democratas, foi um dos articuladores para que o médico nikkei viesse a se efetivar temporariamente no cargo.



A intenção do parlamentar democrata era a de que o suplente de senador viesse a assumir o cargo para que o município tivesse um representante na esfera federal. Desde a derrota do ex-deputado federal Ricarte de Freitas (PTB), na eleição de 2006, Sinop não tem um representante político eleito em Brasília. Caso seja efetivado, Jorge Yanai será o primeiro nikkei a assumir uma vaga no Senado em mais de 101 anos de história de imigração japonesa.Também será a primeira vez que um político de Sinop assumirá o posto de senador.

A reunião que definiu a situação política do médico teve uma “mãozinha” do também senador e cacique político dos democratas, Jayme Campos. O Diário de Cuiabá informou ainda que a conversação para que Yanai assumisse a cadeira de senador é bastante antiga, dos tempos em que o cargo ainda era exercido pelo senador Jonas Pinheiro. Com a morte de Pinheiro, em 2008, a cadeira foi repassada para Goellner que nunca se licenciou do cargo para dar a oportunidade a Yanai. Agora, depois de pressão por parte do Dal’Bosco e Jayme, Goellner dá a chance para que Yanai mostre serviço. Em outra oportunidade - em 2008, após o falecimento de Pinheiro - Dal’Bosco argumentou que seria importante Goellner se licenciar para que Yanai assumisse e com isso se tornasse o primeiro senador brasileiro de origem japonesa. “É claro que queremos um senador de nossa cidade”, observou em entrevista anterior.

Naquela oportunidade, Goellner explicou que “o momento” exigia sua presença no Senado. Explicou que além de levar adiante alguns projetos de Jonas para o agronegócio e meio ambiente, lidera um grupo parlamentar do Congresso que luta em defesa dos produtores de arroz na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. “Deixei claro ao [deputado] Dal’Bosco que abrirei espaço para Jorge Yanai, mas não agora, nem neste ano [em 2008]”.

O senador democrata explicou, na oportunidade, que por Yanai ser médico e se dedicar em tempo integral à profissão, não tem o perfil do ruralista, exigido para legislar e conduzir conversações sobre questões temáticas como é o caso da questão indígena em Roraima, que envolve interesses do agronegócio nacional.

Prioridades – Em entrevista exclusiva ao Jornal Nippak, Jorge Yanai disse que, na verdade, o previsto era assumir assim que o Senado retornasse do recesso parlamentar, em fevereiro. “Como existem projetos de autoria do titular (Gilberto Goellner) tramitando no Senado, em especial os ligados à Raposa Serra do Sol, devo assumir entre abril e maio”, confirmou Yanai na última segunda-feira (25) ao Jornal Nippak, por telefone, de Sinop.

Paranaense de Bandeirantes, Jorge Yanai se formou em 1972 pela Faculdade de Medicina do Paraná e fixou residência em Sinop há 30 anos. “Fui um dos pioneiros na região. Fui o primeiro deputado estadual de Sinop, de 1991 a 1994, e hoje sou suplente de senador”, disse Yanai, afirmando que “não cai na política de pára-quedas”.

“Era muito amigo do Jonas Pinheiro, considerado uma lenda por aqui. Foi ele quem praticamente me convocou para o cargo”, esclarece o médico, rebatendo as críticas que não seria apto para o ocupar o cargo por não ter experiência no setor rural. “Meu passado me credencia a representar o Estado de Mato Grosso no Senado”, garante Yanai, acrescentando que até assumir pretende se “preparar” estudando os projetos que estão tramitando no Senado.

Algumas prioridades, no entanto, ele já antecipou ao Jornal Nippak. “Sou da região Norte de Mato Grosso, uma região rica, mas que precisa ter uma representação em Brasília não só para trazer mais recursos para o Estado como também para acabar com algumas críticas infundadas sobre o meio ambiente como, por exemplo, que queremos derrubar tudo. Vou trabalhar para mostrar a realidade do nosso Estado, que ainda é tratado de modo injusto. Em termos de riqueza, Mato Grosso evoluiu muito e hoje é campeã em produção de grãos. Infelizmente, escutamos apenas que a região é campeã em desmatamento”, lamentou Yanai, explicando que o principal desafio será proporcionar o crescimento sustentável, “mas também pretendo atuar nas áreas médica e social”.

“Em princípio, vou defender a agricultura e a pecuária. Mas espero contribuir muito lá dentro em todos os setores. Sem querer discriminar ninguém, estou indo para Brasília com um nível cultural muito bom”, conta Yanai, afirmando que espera contribuir para reverter a [péssima] imagem dos senadores com muito trabalho.

“É uma época difícil em termos credibilidade e por isso mesmo torna-se um desafio interessante. Vou tranqüilo e confiante em representar muito bem o Estado de Mato Grosso. A vida política para mim não é novidade e nem um bicho de sete cabeças”, assegura Yanai, lembrando que participa ativamente da vida comunitária de Sinop. “Sou membro da Associação Médica de Sinop e um dos fundadores do Rotary Club do município. Entre outros títulos, recebi o de Cidadão Honorário de Sinop e Cidadão Mato-grossense e Comendador da Polícia Militar”, destaca Yanai, lembrando que também é membro da Associação Nipo-Brasileira de Sinop e, como tal, também está preparado para enfrentar outro desafio: o de representar a comunidade nipo-brasileira.

Raízes – “O Senado é a mais alta Corte de leis do nosso País e possui um histórico ligado a diversas etnias, mas para a comunidade japonesa é algo inédito, o que aumenta nossa responsabilidade. Minha própria presença no Senado engrandece todos os imigrantes que vieram a esse País e certamente é motivo de orgulho para minha mãe”, diz, referindo-se a dona Ayako Yanai, de 87 anos, natural de Hiroshima e que reside atualmente em Curitiba, na capital paranaense [o pai, Masashi Yanai, de Shimane, é falecido].

“Minha história de vida, como a de todos filhos de imigrantes, é uma história de lutas, sacrifícios e de dificuldades. A comunidade japonesa sempre se esforçou bastante para se integrar à sociedade brasileira e, não á toa, ao longo dos anos fez vereadores, prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, ministros e, agora, Senador. Isso mostra a importância cada vez maior do povo japonês e que nós estamos integrados às necessidades do País”, destaca Yanai, acrescentando que “o esforço coletivo para que assumisse tem muito a ver com minha origem nipônica”.

“Meu pai me deu uma criação mais liberal, mas dentro dos princípios e regras de boa conduta. Sem isso, não teria conquistado todos os títulos que conquistei”, destaca Yanai, concluindo que se encontra atualmente numa fase “bastante amadurecida”.

Jorge Yanai, de 61 anos de idade, é natural de Bandeirantes, Paraná. Filho de Masashi Yanai (falecido em 1990) e de Ayako Yanai (que nasceu em Hiroshima e que hoje vive em Curitiba, Paraná). Médico formado pela Universidade Federal do Paraná em 1972, mora em Sinop há 30 anos. Foi deputado estadual de 91 a 94. Recebeu o titulo de Cidadão Sinopense pela câmara municipal, Cidadão Matogrossense pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Comendador pela ordem do Governo do Estado de Mato Grosso e a comenda Homens do Mato conferida pela Policia Militar de Mato Grosso. É casado com Marina Toshimi Yanai, tem dois filhos casados: Douglas Yanai, médico oftalmologista casado com Anna Letícia; Evelyn Yanai Cattoni, dentista, casada com Everton Cattoni. Tem dois netos, Anna Julia e Daniel Yanai.

Por Aldo Shiguti e Luci Júdice Yizima

Nota da redação: Está matéria foi publicada na página on-line do Jornal Nippak e atualizada por nossa redação. Aproveitamos para informar que no próximo dia 6, o vereador João Batista(DEM), estará representando o município de Cláudia na posse de Jorge Yanai. O convite foi feito pelo futuro senador no último sábado durante reunião política em Sinop.

Comentários