Marca CAIXA é a oitava mais valiosa do país

A marca da Caixa Econômica Federal (CAIXA) é a oitava mais valiosa do mercado brasileiro, de acordo com estudo da consultoria inglesa Brand Finance, divulgado em parceria com a revista The Brander/IAM. Em um ano, o banco obteve crescimento de 74% no valor desse ativo - que atingiu R$ 7,051 bilhões - passando da 17ª posição em 2008 para o 8º lugar em 2009 no ranking das 100 maiores marcas do país. Em 2007, a CAIXA ocupava a 35ª posição na lista.

A avaliação foi feita por meio de pesquisa quantitativa de mercado com 6221 pessoas em todo o país, considerando 35 indicadores, agrupados pelos temas: produtos/serviços; preço; marketing e comunicação; governança corporativa e responsabilidade socioambiental; serviços ao consumidor e pós-venda; e canal de distribuição.

Para o superintendente nacional de Marketing e Comunicação do banco, Clauir Santos, “o crescimento do valor da marca CAXA é reflexo das mudanças pelas quais a instituição passou nos últimos anos, acompanhando o crescimento do Brasil. Tornamo-nos um banco público completo, presente e comprometido com o povo brasileiro. É um reconhecimento que nos deixa muito orgulhosos, e que nos motiva melhorar cada vez mais”, comentou.

O estudo também mostra que as mais fortes e valiosas marcas do Brasil não foram abaladas pela crise econômica em 2009. Os setores com melhor desempenho de marcas foram varejo, lojas de departamento, exportação de commodities e bancos. Estes setores teriam sido beneficiados pela recuperação da bolsa de valores após julho do ano passado, pela perspectiva de crescimento, bem como pelo aumento do consumo das famílias brasileiras por conta do pacote do governo de estímulo à economia.

Brand Finance – Empresa de origem inglesa fundada em 1996, conta com escritórios em diversos países, incluindo o Brasil. É líder mundial em avaliação e gestão da marca e ativos intangíveis.

Caixa

Comentários