Membros do CNJ desembarcam na Capital para fazer "devassa" no TJ

Fonte: Simone Alves RD News

Desembarcam em Cuiabá nesta terça (25) membros do Conselho Nacional de Justiça que vão dar início à inspeção no sistema de informática do Primeiro e Segundo Graus do Judiciário estadual. Os membros do CNJ terão acesso irrestrito à todas as repartições, inclusive poderão obter senhas para acessar os computadores.  
   A inspeção será conduzida pelo juiz-auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Friedman Wendap. Ele terá o apoio de três servidores do CNJ. O presidente do TJ, desembargador José Silvério Gomes, também determinou a seus auxiliares diretos que assegurem o suporte necessário ao trabalho da comissão. A inspeção pode demorar até 30 dias até apurar  aonde e como acontecem as supostas falhas e falta de segurança no sistema. Os trabalhos serão sigilosos e o relatório será levado ao CNJ ao fim do prazo. 
   Foram os desembargadores Alberto Ferreira de Souza, Clarice Claudino da Silva, Guiomar Teodoro Borges, Maria Helena Póvoas e Márcio Vidal que levaram o pedido de averiguação ao Conselho. Problemas no setor de informática foram detectados em 10 de março, quando computadores foram apreendidos e dois servidores afastados dos cargos.
   Suspeita-se que o ex-coordenador do Departamento de Informática Mauro Ferreira Filho tenha colocado algum tipo de mecanismo que permita acesso remoto ao sistema. Assim, a manipulação poderia ocorrer de fora do Tribunal. Mauro foi afastado do cargo, após ser flagrado por uma funcionária do Tribunal praticando atos suspeitos dentro do Departamento Judiciário Auxiliar e da Informática.

Comentários