Cláudia: Lixo hospitalar estava apodrecendo dentro de PSF

"Lixo hospitalar resultante dos atendimentos do pronto atendimento do PSF-IIl, estava literalmente apodrecendo, há cerca de quatro meses dentro do P.A e só foi retirado do local após os vereadores tomarem conhecimento da situação"

Uma denúncia anônima de uma paciente inconformada com o mal cheiro no interior do P.A. levou os vereadores Roberto Dalmaso(PR), João Batista(DEM) e Antonio Candido(PT) a verificar in loco e um grande acúmulo de lixo foi constatado no interior do PSF, moscas e bichos faziam parte do material acumulado, o mal cheiro já estava chegando à recepção.
Logo após os vereadores tomarem conhecimento, bastaram algumas ligações para que as providências fossem tomadas. Um congelador, usado anteriormente para resfriar frangos, foi levado até o local para congelar o material, afim de, evitar o mau cheiro. Porém, após a insistência dos parlamentares o lixo foi recolhido na manhã desta segunda-feira, dia 21.
Este assunto foi levado a tribuna da Câmara pelo vereador João Batista que além de explanar os fatos, informando que o lixo estava acumulado praticamente desde fevereiro, fez um requerimento solicitando informações da secretaria sobre os procedimentos adotados para normalizar a coleta do lixo e os motivos da demora no recolhimento anterior.
A vereadora Quetty(PP) afirmou ser conhecedora da situação e disse ser responsabilidade dos “técnicos” o armazenamento do lixo. E que a demora do recolhimento do lixo é por que agora tem uma empresa responsável pelo serviço.
João Batista retornou a tribuna e citou o ditado de que a corda arrebenta sempre do lado mais fraco. “Falta gestão e a culpa é dos funcionários” rebateu.
O vereador Roberto Dalmaso disse ser lamentável uma situação como essa, e afirmou que a sala onde o lixo estava armazenado fica ao lado da cozinha do PSF.
Também se manifestando sobre o assunto o vereador Ebenezel dos Santos(PMDB), ressaltou a importância do trabalho dos vereadores e parabenizou pela atitude. “Este foi um ato fiscalizador e que muitas vezes algumas pessoas não entendem qual a função do vereador e acabam comentando que os vereadores não trabalham” ressaltou o vereador.
Os vereadores aprovaram o requerimento por unanimidade.

Da redação com assessoria parlamentar

Comentários