Silval e Wilson serão oficialmente candidatos à partir de sábado

O governador Silval Barbosa (PMDB) e o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), serão os primeiros a ter a candidatura a governador oficializada em Mato Grosso. Eles serão confirmados em convenção como concorrentes ao Palácio Paiaguás no próximo sábado (26). Já o empresário Mauro Mendes (PSB) deve ter o nome referendado somente no dia 30, último dia permitido pela Justiça Eleitoral.

No caso do ex-prefeito Wilson Santos, ele será confirmado durante grande ato que deverá reunir todos os partidos que o apóiam na disputa ao governo e novos apoiadores. Além do PSDB, DEM e PTB, é aguardada a adesão do PRTB, PSL, PT do B e PSDC.

O atual prefeito de Cuiabá e um dos principais coordenadores da campanha de Wilson, Chico Galindo (PTB), afirma que os petebistas vêm discutindo sistematicamente a possibilidade de aliança com os eventuais apoiadores e, por isso, é grande a expectativa de aliança.

Com a confirmação do apoio do PRTB, PSDC, PSL e PT do B, Wilson deixará o isolamento que marca suas últimas participações em eleições. Mesmo assim, ele avalia que se o tamanho da coligação é pequeno em comparação aos adversários, isso, por outro lado, facilita a administração de conflitos.

No caso do governador Silval Barbosa, o PMDB aprovará a candidatura à reeleição, mas o nome do candidato a vice deverá ficar em aberto por causa do impasse na escolha.

Em relação às candidaturas proporcionais, ele afirma que será aprovado o ingresso da legenda no chapão a ser formado com o PT e o PR. Com isso, o grupo pretende eleger até 10 deputados estaduais e três federais.

Em relação ao empresário Mauro Mendes, o presidente estadual da sigla, deputado federal Valtenir Pereira, afirma que a convenção deve ficar para o último dia permitido pela legislação eleitoral devido aos compromissos que a sigla já programou até a data. O nome do vice também ainda é uma incógnita, apesar doa preferência ser por uma indicação do PPS através do movimento "Mato Grosso Muito Mais".

O Psol também promete lançar mais uma vez um candidato a governador. O nome mais cotado é do procurador Mauro, candidato derrotado na disputa pela Prefeitura de Cuiabá em 2008.

A Gazeta

Comentários