Yanai faz "dobradinha" com Antero na disputa ao Senado

Fonte: Andréia Haddad/RD NEWS
 
O médico sinopense Jorge Yanai (DEM) deve ter o nome confirmado nesta semana para concorrer ao Senado, numa “dobradinha” com Antero Paes de Barros (PSDB). Segundo o presidente regional do Democratas, Oscar Ribeiro, Yanai foi indicado pelo partido na última segunda (14) para compor a chapa com o tucano. Assim como Antero, senador entre 1999 a 2006, o médico tem a experiência necessária para a "empreitada" por estar exercendo o cargo há quase seis meses, em substituição ao titular Gilberto Goellner, que se licenciou para tratamento médico.
 
   Com a indicação do médico, os democratas aguardam agora apenas o aval do tucanato, especialmente de Antero e do presidente do PSDB de Sinop, Nilson Leitão, ex-prefeito do município por dois mandatos, para homologar a candidatura de Yanai no próximo sábado (26), quando será realizada a convenção do DEM. O encontro começa às 8h, na sede da AMM, em Cuiabá. No mesmo dia e horário, PSDB e PTB definem os postulantes a cargos eletivos das respectivas legendas em um evento unificado no ginásio Verdinho.

   Filiado ao DEM há mais de 20 anos, Yanai exerceu o cargo de deputado estadual entre 1991 e 1995. Ele é considerado uma liderança de “peso” no Norte e Médio-Norte do Estado. Com a indicação do nome dele e de Antero, as lideranças do DEM, PSDB e PTB, que trabalham pela eleição do ex-prefeito tucano Wilson Santos ao governo, pretendem fazer frente às pré-candidaturas de Blairo Maggi (PR), ex-chefe do Executivo estadual, Carlos Abicalil, deputado federal que preside o PT em Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), ex-procurador da República, e de Percival Muniz, parlamentar responsável pelo comando da executiva estadual do PPS.
   Em 2002, Jorge Yanai concorreu como segundo suplente ao Senado na chapa vitoriosa de Jonas Pinheiro. Com o falecimento do titular, o primeiro suplente Gilberto Goellner assumiu a cadeira em definitivo. Em 4 de maio deste ano, Yanai estreou no cargo devido à uma intervenção cirúrgica na vesícula sofrida por Goellner.



Quem são os pré-candidatos ao Senado
Blairo Maggi (PR)
Antero Paes de Barros (PSDB)
Hélio Tito (PRB)
Pedro Taques (PDT)
Jorge Yanai (DEM)
Carlos Abicalil (PT)
Percival Muniz (PPS)

Comentários