Nova lei proíbe que pais e professores escolham diretores de escolas

Em um email enviado a uma série de destinatários, a sede do Sintep de Cláudia externa o sentimento de repúdio contra o prefeito municipal de Cláudia Vilmar Giachini (PMDB) e o atual presidente da Câmara municipal de Vereadores Roberto Dalmaso (PR), a criação do documento se deu por conta de uma lei extremamente polêmica que foi aprovada nesta quinta-feira (16) pelos legisladores, a lei que impede que pais, alunos e professores escolham os diretores das escolas e creches municipais da cidade.


A partir de agora, os diretores serão escolhidos pelo prefeito e não mais por quem estão diretamente ligados ao sistema de ensino, os professores e alunos. Querendo ou não, a nova lei deixa implícita uma afirmação de falta de capacidade dos antigos eleitores de escolherem que pode gerir uma escola ou creche deixando a escolha para o prefeito.


Dos nove vereadores, seis votaram a favor do projeto, a grande surpresa foi a aliança entre o prefeito e o vereador Roberto Dalmaso que por diversas vezes protagonizaram episódios de discórdias, inclusive no período em que houve as greves dos professores onde Dalmaso se mostrava totalmente do lado dos professores e contrário ao posicionamento de Giachini. Da base de oposição ao prefeito na casa de leis apenas Roberto votou a favor da criação da lei.


A “Dupla dinâmica” como é citada no documento do Sintep se refere a Roberto e Vilmar como antidemocráticos e é intitulado como “Roberto Dalmaso e Vilmar Giachini se juntam para arrebentar com a educação”.

 Clique aqui e leia o documento.

Comentários