RD News divulga dados de pesquisa eleitoral para Sinop


 A 19 meses das eleições, os eleitores de Sinop já demonstram estar com saudades do ex-prefeito Nilson Leitão (PSDB), que não conseguiu se eleger deputado federal por uma diferença de apenas 7 votos nas urnas do ano passado. Pesquisa quantitativa feita pelo instituto Mark em parceria com o RDNews revela que o nome preferido hoje nas intenções de voto é de Leitão. Numa simulação com outros três possíveis candidatos, o tucano figura com 35,3%. Está 6,3 pontos percentuais à frente do prefeito Juarez Costa (PMDB), que aparece com 29%.


   Os pesquisadores realizaram o trabalho de campo nos últimos dias 13 e 14 (domingo e segunda). Entrevistaram 303 eleitores que moram em 35 bairros. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Como o cenário visando as eleições do próximo ano é de completa indefinição, os dados servem somente de termômetro para medir junto ao eleitorado o grau de preferência.
   Juarez é prefeito de primeiro mandato. Ex-vereador e ex-deputado estadual, ele se elegeu em 2008 com mais de 70% dos votos válidos. A tendência é que o peemedebista busque a reeleição. Leitão foi prefeito por dois mandatos consecutivo. Antes, viveu experiência de atuar como deputado estadual por alguns meses. O maior embate eleitoral, pelo visto, deve ficar com os dois, que agregam as principais forças políticas do município.
    De acordo com a pesquisa, o terceiro colocado e bem distanciado de Leitão e de Juarez é o empresário e deputado federal Roberto Dorner (PP). Ele detém 11,9%. Dorner saiu do pleito de 2010 na condição de primeiro-suplente e fez sua estreia na Câmara, logo neste início da legislatura, porque seu colega progressista Pedro Henry se licenciou para assumir a secretaria de Estado de Saúde. O lanterna da amostragem é o empresário Paulo Fiúza (PV), segundo-suplente do senador Pedro Taques (PDT) e "eterno" candidato. Já tentou é perdeu para prefeito e deputado.
    Neste cenário com os quatro no páreo (Leitão, Juarez, Dorner e Fiúza), 16,8% se declararam indecisos. Já 5,3% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto.
    Estratificação
    A amostragem abrangeu apenas a zona urbana. Dos entrevistados, 51,5% são do sexo masculino e, 48,5%, do feminino. Quanto à faixa etária, 4,6% possuem entre 16 e 17 anos; 14,5% (18 a 24); 28,4% (25 a 34), 22,4% (35 a 44), 18,8% (45 a 59) e 11,2% contam com mais de 60 anos. Sobre o nível escolar, 7,9% revelaram que são analfabetos ou concluíram o primário; 10,9% têm o primário completo e/ou 1º grau por concluir; 46,9% fizeram o 1º grau e/ou contam com o ensino médio por terminar, enquanto 27,7% ou concluíram o 2º grau ou têm superior incompleto, enquanto 6,6% registram curso superior completo.


Comentários