Na Sejusp, Dilmar apresenta demandas de quase todo Mato Grosso

Deputado Dilmar(DEM)
Em audiência com o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) apresentou demandas de vários municípios das regiões norte, noroeste e Araguaia de Mato Grosso.

Acompanhado pelos vereadores sinopenses Ademir Bortoli (DEM) e Edvaldo Costa (PSDB), Dal’Bosco cobrou do titular da pasta, o início das atividades na Base Comunitária do bairro Boa Esperança. A construção de uma nova unidade na região do São Cristóvão, que deve atender as comunidades do Menino Jesus I e II, Lisboa, Pérola, Boa Vista, Novo Jardim, Umuarama I e II, Chácaras São Cristóvão I e II, Ipiranga, Maripá, Jardim América e Belo Ramo, também foi solicitada pelos parlamentares.

“A estrutura física da Base do Boa Esperança já está concluída, dependendo apenas de reparos na pintura e aplicação da logomarca do novo governo, para que entre em atividade. Nossas atenções agora estão voltadas para construção da base do São Cristóvão, que, segundo Curado, será inserida no PAC II”, afirmou o vereador Ademir Bortolli.

A falta de infraestrutura e de efetivo nas polícias civil e militar de Marcelândia, foi denunciada pela comitiva de vereadores locais, composta por Darci Arroio Viana (DEM), Irineu Nunes (PSDB) e Ervino Kovaleski (PPS). Eles relataram que a cidade encontra-se desguarnecida, no tocante a segurança pública, já que, nos últimos meses está sem Juiz titular e Delegado.

“Contamos com apenas dois policiais civil, sendo que um deles fica no Distrito de Analândia, distante 50 km da nossa sede. Precisamos imediatamente de um delegado em nossa cidade, já que perdemos o doutor Luiz Henrique, que fez um grande trabalho, conseguindo diminuir os índices de prostituição infantil em Marcelândia, que figurava entre os mais elevados de Mato Grosso”, ponderou a vereadora Darci Viana.

“Tememos que, com a falta de fiscalização, esse problema volte a aterrorizar nossas crianças”, emendou o vereador Irineu Nunes.

Preocupado com a situação da segurança púbica nos municípios do Norte Mato-Grossense, o secretário Diógenes Curado comprometeu-se a conhecer, in loco, os problemas de Marcelândia, em viagem realizada já na próxima semana.

Nos últimos anos o município de Colniza, que foi apontado por um estudo da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura, como a cidade campeã brasileira em taxa de mortes por homicídio, passou por um processo de pacificação, graças ao trabalho conjunto da polícia local, poder judiciário, câmara de vereadores e prefeitura.

Mesmo com a redução desses índices, a violência ainda preocupa as lideranças locais, situação que levou a vereadora Mari Terezinha (DEM), à secretaria de Segurança Pública, onde exigiu do governo Estadual a implantação de um Centro Integrado de Segurança e Cidadania, popular Cisc.

“Para alcançarmos resultado efetivo, as ações de segurança precisam ser contínuas, por isso a necessidade de um Cisc em Colniza. O secretário nos assegurou que já existem recursos no orçamento estadual para implantação desse centro, dependendo apenas de arrumarmos um prédio para locação. Estaremos providenciando assim que voltarmos ao município”, afirmou Mari.

Na mesma reunião, Mari Terezinha e Dilmar Dal’Bosco relataram ao secretário Curado, preocupação com a transferência do ex-delegado de Comodoro, Arnaldo Agostinho Sottani para o município de Colniza, uma vez que Soltano foi preso na cidade de Catalão (GO), sob suspeita de associação com o tráfico de drogas.

ARAGUAIA - Para o Distrito de São José do Couto, localizado na cidade de Campinápolis, Dilmar cobrou a imediata reativação do Posto Avançado da Polícia Civil. Segundo o democrata, a ausência de policiamento tem deixado a comunidade, que conta com pouco mais de três mil habitantes, fragilizada, já que o distrito está distante cerca de 250 km da sede do município.

Comentários