Agricultura familiar está se fortalecendo em Cláudia

Preocupados com a falta de mercado para seus produtos e a instabilidade da vida no campo, os pequenos agricultores de Cláudia, cidade localizada no médio norte de Mato Grosso, formaram em 2005, a Associação da Feira do Produtor Rural, com o apoio da prefeitura, construíram um local para ofertar seus produtos à comunidade, buscando assim, vender direto ao consumidor com preço mais justo.

Recentemente a Associação assinou um convênio com a Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, para participar do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, que tem por finalidade, adquirir alimentos do agricultor familiar, com isenção de licitação, por preços de referência que não podem ser superiores, nem inferiores aos praticados no mercado e repassar às entidades assistenciais e as escolas cadastradas pela Conab.

Quarenta e sete produtores associados à feira serão atendidos neste momento, cada um receberá r$4.365,00. Alguns deles já participaram da primeira etapa no ano passado, como o senhor José Alves dos Santos, que se mostrou motivado.
“É um caminho, a gente já entregou no ano passado, foi muito bom graças a Deus, é uma porta que Deus abriu pra nós e esperamos que este ano vai ser melhor ainda” relatou José, mais conhecido como Zé da feira.

Quinzenalmente um relatório de entregas é feito pelas entidades beneficiadas, daí então é autorizado o pagamento ao produtor. A demanda para este ano é cerca de 150 toneladas de alimentos, que custarão r$204.000,00. Dinheiro esse, que já foi repassado à conta da associação.
João Paulo Barbon, técnico agrícola da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Empaer, responsável em acompanhar o programa, relata que serão adquiridos os mais variados tipos de produtos. “Diversas frutas, como maracujá, limão, mamão, abacaxi, enfim hortifrútis em geral, podendo ser produzidos e entregues neste programa” falou João Paulo.

Desde o ano passado, a Escola Estadual Manoel Soares Campos participa desta parceria e recebe gratuitamente os produtos adquiridos pela Conab, Julieta Kieling, diretora da escola, relata estar satisfeita de poder complementar a merenda escolar “Os alunos diariamente vêm conversar comigo e elogiam a merenda escolar, por que, essas remessas a mais que nossa escola recebe pra incrementar a merenda, é muito bom” disse a diretora.

Neste ano a Associação Pestalozzi, que atende crianças portadores de deficiências, também será beneficiada e segundo a diretora Roseni Scheffler, isso ajudará no balanceamento da alimentação. “A gente consegue balancear um pouquinho, junto com a nutricionista, a alimentação que não é igual para todos” relatou Roseni.

Mais de 4 mil pessoas incluindo alunos e famílias carentes serão beneficiadas pelo programa este ano.

Para a Rádio Nacional da Amazônia/João Batista de Cláudia/MT


Comentários