Assembleia realizará audiência pública para discutir eclusas e hidrovias

A Assembleia Legislativa realiza no dia 29 deste mês, a partir das 18 horas, em Sinop, uma audiência pública para discutir a implantação das eclusas nos leitos dos rios Teles Pires, Tapajós e Juruena e, a implantação de hidrovias nos rios Teles Pires e Tapajós. A iniciativa é do deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), que promoveu, recentemente, uma reunião prévia para discutir o assunto no Poder Legislativo.

Naquela oportunidade, mesmo sendo uma prévia da audiência, vários parlamentares estaduais e federais, empresários, vereadores da região norte do Estado marcaram presença.

O deputado, autor da audiência, argumentou na ocasião que, o objetivo principal do evento é assegurar a navegabilidade dos rios de Mato Grosso, constituindo a operação de eclusas como serviço público que pode ser prestado diretamente ou sob regime de concessão pelo poder público que detenha o domínio do corpo de água onde as hidrelétricas já estão construídas.
“Já existem usinas hidrelétricas sendo instaladas no Teles Pires e outras em estudos, neste ponto, entendo que se discuta sobre eclusas para não interferir na navegação do rio”, disse ele durante a prévia.

Também naquela data, o empresário de Sinop, Muni Matsubara, fez uma explanação sobre a importância das eclusas nos rios mato-grossenses. Para ele, o custo do transporte vai diminuir e a produção poderá competir diretamente com outros países.
“Temos que olhar o Brasil num todo e, Mato Grosso, se souber aproveitar essas áreas continentais, vai se tornar uma grande potência mundial agropecuária. Tendo hidrovia e eclusas prontas, vamos abastecer o mundo inteiro. O Estado tem a obrigação de fazer esse investimento”, apontou Matsubara.

Da redação

Comentários