AL condecora profissionais que atuam como garçom em Mato Grosso

A noite de segunda-feira, que costuma ser o dia de folga dos garçons mato-grossenses, foi marcada por homenagens a esses profissionais, que durante sessão especial realizada ontem (24) pela Assembleia Legislativa, receberam Moções de Congratulação das mãos do deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM).

A solenidade, segundo Dal’Bosco, foi a forma encontrada pelo Parlamento Estadual de enaltecer as atividades desempenhadas pelos garçons mato- grossenses e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e cultural de Estado.

“Mato Grosso tornou-se conhecido nacional e internacionalmente pela simpatia e hospitalidade de sua gente, e a categoria dos garçons contribuiu, e muito, para esse quadro, já que é responsável direto pelo atendimento aos nossos visitantes e também ao povo que aqui vive, e que tem a rotina de freqüentar bares e restaurantes”, afirmou Dilmar.

As honrarias também foram entregues aos garçons que integram a equipe do Poder Legislativo, entre elas uma homenagem póstuma ao profissional Rondon Salles, que por mais de 20 anos serviu aos deputados estaduais, e acabou passando o ofício ao seu filho, Rondon Salles Jr. , que hoje compõe a equipe da presidência da Assembleia.

Além de comemorações, a noite teve espaço para reivindicações da categoria, que aproveitou a presença do deputado democrata para pedir apoio na aprovação do projeto de Lei 471/2009, que trata da legalização dos 10% cobrados nas contas de bares e restaurantes. Segundo o presidente do Sindicato dos Garçons Barmens e Maitres do Estado de Mato Grosso (Sigaban/MT), Arildo Araújo de Brito, a proposta torna obrigatório o repasse desse valor aos profissionais do atendimento. O presidente afirma que a maioria dos estabelecimentos recolhem os 10% incorporados a conta, e ficam com a quantia. “O popular 10% dos garçons, na maioria dos lugares, fica com o dono do estabelecimento. A legislação pretende dar a destinação correta a esse valor, já que os clientes são favoráveis ao pagamento dessa quantia, mesmo sem a obrigatoriedade, pois induzidos a pensar que ela será revertida a quem os serviu”, afirmou Brito.

Ao todo, 25 profissionais foram condecorados. Confira o nome na relação abaixo:
Arildo A. de Brito;
Inamar R. da Silva;
Pedro Araújo Ferreira;
Valdomiro Inácio da Silva;
Ramos Delgado;
Amauri S. Ribeiro;
Pedro Balbueno Duarte;
João Almeida P. Neto;
Ildo Ari Lessa;
Reginaldo Alexandre O. Souza;
Jair Alves de Oliveira;
Amauri Silva Ribeiro;
Jovelina Joana de Souza;
Simone Ribeiro da Silva;
Jorge Cruz Medeiros; Oracildo Cruz Medeiros;
Rondon Salles (in memorian);
Rondon Salles Filho;
Aparecido Santana ; Otávio Rosa;
Laércio Figueiredo;
Benedita Silva Pereira;
Mário Max Tavares; Eiene Alves de Oliveira; Antônia de Souza Barros;


Da Assessoria

Comentários