Sem carro, Polícia Técnica de MT usa funerárias para transportar corpos

Há seis meses a Polícia Técnica (Politec) de Rondonópolis, que fica a 213 quilômetros de Cuiabá, está sem o veículo usado para o transporte de corpos.  O único veículo oficial que transportava corpos ao Instituto Médico Legal (IML) está parado desde que se envolveu em um acidente de trânsito no centro de Rondonópolis e capotou duas vezes. 


Neste período, são as funerárias que estão ajudando a recolher e encaminhar os corpos para o IML na terceira maior cidade do estado, que possui mais de 190 mil habitantes. De acordo com Nildeson Cândido da Silva, coordenador da Politec em Rondonópolis, existe até uma escala entre as funerárias.“São 3 funerárias e a cada dia uma está de plantão. Então tudo o que acontecer, quem morrer ela vai pegar e levar para o IML”, explicou. Ainda segundo Nildeson, o novo veículo da Politec deve chegar até dezembro.
A Politec é responsável por contribuir na investigação de acidentes de trânsito e homicídios e é ela quem fornece provas para os inquéritos.

Estrutura 
A Polícia Técnica de Rondonópolis atende toda a região sul de Mato Grosso. São 23 municípios e mais de 500 mil habitantes atendidos e mesmo com uma demanda tão alta a perícia enfrenta problemas como a falta de equipamentos.

O prédio onde a politec funciona foi construído há mais de 50 anos. No local são feitas identificações de drogas, analises, além de testes com armas apreendidas. Segundo a gerente criminalística Ariadne Nunes de Matos, alguns equipamentos são improvisados. “Quando vamos fazer testes em armas, quando ela vem adulterada, que é um dos tipos de perícia que é realizada aqui, a gente trabalha com reagentes químicos e ácidos. Então a gente precisava de ter pelo menos uma máscara de proteção contra gases, seja ela parcial ou completo para evitar a intoxicação”.

Ao todo, são 16 peritos em Rondonópolis e 3 em Primavera do Leste para atender toda a região sul do estado. O último concurso foi feito em 1999 e depois disso não houve mais contratações. De acordo com o coordenador da Politec, para atender a demanda seriam necessários pelo menos mais 21 profissionais.
A Secretaria de Segurança Pública do estado confirmou que o veículo será entregue a Politec de Rondonópolis até dezembro deste ano e que encaminhou para a Secretaria de Administração do Estado o pedido de um concurso público para aumentar o quadro de funcionários da instituição.

TV Centro América

Comentários