Conselho do MP decide se arquiva ação contra ex-governador nesta 2ª

O Conselho Superior do Ministério Público Estadual decide se arquiva ou não o inquérito civil que investiga a participação do ex-governador e senador Blairo Maggi (PR) no escândalo dos maquinários nesta segunda (6). Isso se não houver novo adiamento ou pedido de vistas, o que vem ocorrendo desde o ano passado.


O "vai e vem" do processo começou após o procurador Hélio Fredolino Faust alegar não ter encontrado indícios de envolvimento do ex-governador no superfaturamento de R$ 44 milhões na compra de 705 máquinas e caminhões por parte do Estado, em 2009 e votar pelo arquivamento do inquérito. Outros 3 procuradores já votaram no mesmo sentido, Paulo Prado e Mauro Delfino, e o procurador-geral Marcelo Ferra.

Além deles, outros 4 também já manifestaram seu voto, mas a favor da continuidade das investigações, o relator do processo, Sufer Tutiya e Edmilson da Costa Pereira, Luiz Eduardo Jacob e Luiz Scalopp. Dessa forma, para completar o corpo de 11 procuradores que compõem o conselho restam apenas 3 votos, sendo de Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres, Mauro Viveiros e Vivaldino Ferreira de Oliveira.

A expectativa quanto ao arquivamento, ou não, do processo vem desde o ano passado. O primeiro pedido de vistas partiu de Paulo Prado, em 7 de novembro, já no dia previsto para o novo julgamento, 5 de dezembro, o procurador não apareceu adiando novamente a votação.

Então foi marcada uma reunião extraordinária para 19 dezembro, Prado, Siger e Edmilson votaram, mas então foi a vez de Medeiros pedir vistas deixando o resultado para 2012. Antes, entretanto, Delfino, Jacob e Scaloppe votaram pela continuidade das investigações.

Gabriela Galvão/RD News

Comentários