Parlamentares buscam apoio para produtores de Claúdia


A secretária de Estado de Trabalho e Ação Social (SETAS), Roseli Barbosa recebeu o deputado Estadual Baiano Filho (PMDB) e o vereador Edson Moreira (PMDB) do município de Claúdia, nesta quarta-feira, 07.03, em Cuiabá.

Os parlamentares buscaram o atendimento de estruturas básicas aos moradores dos Assentamentos Zumbi dos Palmares, 12 de Outubro, Olga Bernardes, Nova Esperança e Kenon, que juntos reúnem mais de 1000 famílias. Edson oficializou o pedido pela doação de filtros de água e cobertores ao Governo do Estado.


A secretária Roseli esclareceu que por ser um ano eleitoral, foi solicitada à assessoria jurídica uma consulta sobre a legalidade das doações neste ano. “As doações podem ser interpretadas como favorecimento eleitoral, então precisamos ter respaldo sobre a legalidade dos repasses”, ponderou Roseli Barbosa.    

Com foco no estímulo ao cooperativismo e a geração de renda entre os associados, Edson reivindicou à primeira dama auxílio na destinação de cursos voltados ao aprimoramento e ao manejo de culturas, assegurando a sustentabilidade das famílias. A secretária explicou que o Estado precisa enviar uma equipe técnica para identificar as potencialidades da região e a aptidão dos produtores, definindo assim os cursos e a cadeia produtiva mais propícia à exploração. Roseli informou que aguarda para a primeira semana de abril, a vinda da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello para o lançamento oficial do plano Brasil Sem Miséria, em Mato Grosso.

O plano é direcionado às famílias com renda até R$ 70 por pessoa, e tem como prioridade o produtor rural com foco no aumento da produção por meio de orientação e acompanhamento técnico, oferta de insumos e até no fornecimento de água com a construção de cisternas. Cada família receberá o valor de R$ 2.400 para investimentos, a título de fundo perdido.

Cobrada sobre a regularização fundiária, principal exigência para a comercialização dos produtos, Roseli esclareceu que o Governo Federal estuda a possibilidade da emissão de uma certidão precária aos produtores.          

O plano também agrega o programa Luz Para Todos que pretende atender até 2014 mais de 257 mil famílias com o acesso à energia elétrica. Em Claúdia, as solicitações chegam a aproximadamente 350 ligações que beneficiarão 800 famílias. Os pedidos já estão protocolados e aguardam pela análise e deliberação do Comitê Gestor do Luz Para Todos.

Fonte: Da Redação/assessoria

Comentários