Silval agradece PSD e troca José Domingos, Dentinho e Adriano

Silval Barbosa fez dois agradecimentos, ao término da reunião, no Palácio Paiaguás, nesta quinta, com o presidente e primeiro-secretário do PSD estadual, vice-governador Chico Daltro e deputado José Riva, respectivamente. Agradeceu a legenda recém-criada, destacando se tratar da maior no Estado e que é importante para ajudá-lo na governabilidade. Depois, agradeceu pela decisão do partido pela entrega dos cargos. 


Agora, o governador está livre para nomear um novo presidente para o Cepromat, no lugar de Wilson Celso Teixeira, o Dentinho, e também nomes para comando das secretarias de Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, sob, respectivamente, Adriano Breunig e José Domingos. Depois de um mês de entrega de uma carta, colocando os cargos à disposição, o PSD oficializou a decisão. 

 Em entrevista ao programa Resumo do Dia, apresentado por Roberto França na TV Rondon (SBT), o governador disse que pretende nomear para os postos pessoas do quadro técnico. Vai aproveitar para fazer outras mudanças entre as 24 pastas que, juntas, consomem um orçamento de R$ 13 bilhões por ano. Silval esteve reunido com Daltro e Riva por mais de duas horas. O presidente da Assembleia disse que o PSD, ao entregar os principais postos que possui na administração, deu mostra de despreendimento, a fim de contribuir para com o governo, deixando-o mais à vontade para fazer a reforma do secretariado. Enfatiza que, com isso, não significa que os sociais-democratas vão fazer oposição, mas sim atuar com independência em relação ao Palácio Paiaguás. 

Para o vice Daltro, a decisão não o constrange. Pondera que é preciso separar quem possui mandato eletivo, como o seu caso, com aqueles ocupantes de cargos de confiança. Disse que o PSD e seus representantes em cargos eletivos vão continuar na base de apoio à administração estadual. Segundo Daltro, desde a fundação do PSD, já havia comunicado ao governador o desejo da legenda ter uma atuação diferente, sem apego a cargos. 

 Mantendo a linha mais política do que técnica, o governador disse que "é muito importante continuar tendo apoio do PSD", para quem é uma grande legenda. Silval destacou que o partido de Riva e Daltro cresceu tanto - possui 50 prefeitos, mais de 300 vereadores, 3 deputados estaduais e 1 federal -, que merece ter uma maior participação no governo e que, ao mesmo tempo, entende e fica contente com a decisão da agremiação de não fazer esse tipo de exigência. O peemedebista segue governando com representantes do PR, PMDB, PT e PP no primeiro escalão. 

 RD News

Comentários