Ibama notifica 11 madeireiras de MT suspeitas de emitir notas falsas


Onze madeireiras localizadas na região norte de Mato Grosso foram notificadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pela suspeita de estarem em operação no mercado com madeiras retiradas ilegalmente das florestas. Por conta da irregularidade ambiental, as empresas estariam emitindo notas falsas de compra de madeira.


De acordo com o órgão, as empresas estão localizadas nos municípios de Sinop, Cláudia e Feliz Natal. Neste último município, inclusive, uma serraria foi desmontada pela fiscalização do órgão ambiental. O maquinário apreendido poderá ser doado caso seja comprovado o crime ambiental.

Na semana passada, em Sinop, os fiscais do Instituto de Meio Ambiente afirmaram ter descoberto uma empresa 'fantasma' que já teria movimentado aproximadamente R$ 8 milhões, supostamente utilizando o esquema de notas fiscais falsas. Até o momento ninguém foi preso.
Desmatamento
Nesta quinta-feira (05), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao divulgar os dados do desmatamento na A mazônia Legal no primeiro trimestre deste ano, salientou a elevação das atividades ilegais na região. Segundo a ministra, o aumento da devastação pode estar associada à migração de desmatadores do Pará por toda a Amazônia.
Em Mato Grosso, em oito meses, os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectaram um aumento de 96% de desmatamento no estado. O Ministério do Meio Ambiente disse que vai melhorar a fiscalização na região.

Do G1/MT

Comentários