Realizada consulta pública para a criação de unidade de conservação

O município de Cláudia realizou recentemente, uma Consulta Pública para discutir a proposta de criação de Unidade de Conservação Municipal, tendo objetivo de informar e debater com instituições governamentais e não-governamentais e ainda as comunidades locais sobre a preservação legal da reserva municipal, com área total de 20,97 ha, localizada na Reserva nº 16.

A discussão sobre esse assunto foi iniciada pelo vereador Clovis Donizete, o Amaral, que está buscando junto a Sema estadual recursos de compensação ambiental de obras com grandes impactos, para a manutenção do Parque Municipal Paulo Viriato da Costa, depois de várias reuniões na capital junto ao gabinete do deputado Pedro Satélite e na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, surgiu a necessidade da criação por decreto da Unidade de Conservação, porém segundo os técnicos da Sema, a discussão do assunto deve ter o pleno conhecimento da população local, por isso a necessidade de realização da Consulta Pública.


A partir daí começaram os estudos preliminares para a criação da UC, feitos pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em conjunto com profissionais autônomos das áreas de conhecimento que envolve o assunto.

Segundo a secretária Cleusa Dotto Dalmazo, a elevação no grau de proteção da unidade aumentará a proteção legal desse patrimônio natural, que estará apto a receber recursos financeiros da compensação ambiental, para investir em infraestrutura, fiscalização, educação e demais necessidades da unidade de conservação.

Durante a audiência foram apresentados os projetos do governo municipal para modernização do Parque, inclusive com melhor canalização e drenagem das águaas pluviais.

O vereador Arnaldo França, representando o prefeito municipal falou da importância de ter essa unidade de conservação, haja visto, recentemente em reunião com deputado Dilmar Dalbosco na Sema foi confirmada a necessidade deste ato do executivo. Já o presidente da Câmara Municipal, Marciel Pereira Ricarte relatou da preocupação dos munícipes com impedimentos que poderão haver tornando aquela área um parque, fato esse que foi abonado pelo vereador Léo Rizzi. 

O presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Sidney Camargo falou dos trabalhos já realizados naquela área pelo Gapa (Grupo Agroflorestal de Proteção Ambiental) e ressaltou a importância de proteger o Parque Municipal que tanto já foi castigado.

Representando a Assembléia Legislativa o ex-prefeito de Cláudia, João Batista Moraes de Oliveira falou do trabalho que o Secretário Estadual de Meio Ambiente e vice-governador Carlos Fávaro, já está realizando nos municípios vizinhos onde já estão em andamentos projetos com recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente para compensação.

"A Assembléia Legislativa está dando todo o apoio aos projetos e o gabinete do deputado Pedro Satélite tem uma participação efetiva nessas ações, estamos vindo de reuniões, como essa, realizadas em conjunto com a Sema nos municípios de Colíder, Terra Nova e União do Sul. Estaremos a disposição para ajudar nosso municipio para viabilizar esses recursos, nesse projeto não deve existir banddeira política, mas sim a bandeira do município" disse João.

Estiveram presentes também na Consulta Pública os vereadores Marcos Tadeu, Lídia Fátima M. de Vargas, o secretário de Obras Roberto Dalmaso, representantes da Famato, Aprosoja, Acricláudia, Rotary Clube e Lions Clube.

Da redação com informações e fotos da assessoria.

Comentários