Senar-MT inaugura mais duas unidades do Núcleo Avançado de Capacitação na região norte de MT

O último fim de semana foi bem movimentado nos municípios de Tabaporã e Cláudia. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) fez a entrega de mais dois Núcleos Avançado de Capacitação (NAC). Em Tabaporã a inauguração foi na sexta-feira (25/11) e, em Cláudia, no sábado (26/11).

De acordo com o vice-presidente do Sistema Famato, Francisco Pugliesi de Castro, o SENAR-MT é a maior escola rural do Brasil, uma escola de capacitação técnica que está presente no campo e tem levado soluções educacionais e tecnológicas para aqueles que trabalham no campo. "Em Mato Grosso somos 90 sindicatos rurais, em breve seremos 92, e não há capilaridade maior em representatividade no meio rural. Com a construção destes Núcleos que é feita em parceria com os sindicatos de produtores rurais,  a oportunidade de aprimoramento profissional das pessoas é cada vez maior", disse Francisco Castro.   


Segundo Castro, até agora já são 16 unidades em todo o Estado. Cada estrutura tem 130M², construído e equipado para melhor atender o produtor rural. O espaço conta com sala equipada com mesas, cadeiras e ar-condicionado, uma cozinha para aulas de beneficiamento de alimentos e dois banheiros, sendo um masculino e um feminino, ambos equipados para portadores de deficiência.

Em Tabaporã, o terreno para a construção do Núcleo de Capacitação foi doado pela Prefeitura Municipal, representada na solenidade pelo prefeito Sirineu Moleta. "Para nós é gratificante e enriquecedor receber uma estrutura bonita e moderna como essa, logo na entrada da nossa cidade. Sem falar que quem ganha com isso é a sociedade de Tabaporã, que agora poderá desfrutar de uma escola rural dentro da cidade. Mão de obra qualificada é sinal de progresso", afirmou Moleta.

Para o presidente do sindicato de Tabaporã Maurildo Daniel Lauro, a construção do espaço amplia o número de cursos oferecidos e garante mais qualidade e bem estar aos trabalhadores e produtores rurais. "Agora nossos treinamentos, oficinas e eventos têm um espaço adequado e uma estrutura de ensino ampla e moderna. Com isso, a nossa expectativa é dobrar o número de cursos em Tabaporã. Nós acreditamos que através do conhecimento e do trabalho do homem do campo é possível ajudar o estado a sair da crise econômica", acrescentou Maurildo.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Famato José Luiz Fidelis a construção dos Nac’s no estado vem da frequente demanda de mão de obra especializada. "Por isso o SENAR-MT investe no setor, sempre visando o desenvolvimento rural do estado", pontuou Fidelis.

O presidente do Sindicato Rural de Cláudia, Sérgio Dalmaso Ferreira, destacou que o conhecimento é primordial para solucionar os gargalos enfrentados no campo. "Aprimorar o conhecimento e qualificar a mão de obra garante o progresso do setor produtivo de Cláudia e de todo o estado de Mato Grosso. Trabalhadores e produtores treinados garantem a produtividade e a rentabilidade da propriedade", frisou Ferreira.   

Já na cidade de Cláudia a doação do terreno foi feita pela Associação dos Criadores de Cláudia (Acri Cláudia). Para a presidente da instituição, Varli Cassini, essa parceria com o sindicato rural é uma forma de fortalecer o setor produtivo e com isso garantir o desenvolvimento sustentável do município e da região. "Ganha a população, os trabalhadores, produtores e ainda garante o desenvolvimento econômico e social de Cláudia", apontou Varli. 

Em Cláudia, além da inauguração foi realizada a cerimônia simbólica de posse da diretoria que assumiu este ano o compromisso de liderar o sindicato até 2020. O diretor Fidelis colocou o "pin" do Sistema Famato no presidente reeleito Sérgio Ferreira, selando assim o comprometimento da diretoria à frente da entidade.

Bem prestigiadas, as cerimônias contaram com a presença do diretor de Relações Sindicais do SENAR-MT, Benedito de Almeida, de autoridade municipais, produtores rurais e comunidade em geral.

Os municípios de Barra do Bugres, Tangará da Serra, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Primavera do Leste, Cotriguaçu, Juína, Comodoro, Brasnorte, Campinápolis, Juara, Porto dos Gaúchos, Paranaíta, Carlinda, Tabaporã e Cláudia já receberam seus Núcleos Avançado de Capacitação.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários