Secretário de Educação baixa portaria que fecha escola, vereadores reagem

Os vereadores reagiram as portarias baixadas pelo secretário de Educação Luis Coelho.

A sessão desta última segunda-feira(08), foi marcada por discursos de reação e repúdio às portarias baixadas pelo Secretário de Educação do município de Cláudia. Em uma das portarias fica evidente que as escolas com número de alunos abaixo de 20 por sala, terão as atividades paralisadas. A reação dos vereadores partiu após professores e pais de alunos procurarem os Edis para reclamar da situação da Escola Basílio Bastos dos Santos.
Segundo os educadores cerca de 25 alunos estão matriculados na escola que poderá ser fechada.
O primeiro vereador a falar foi o presidente da Câmara, Roberto Dalmaso declarou ser contra este ato e pediu apoio dos demais vereadores. Na sequência, vereadores da base do prefeito também criticaram a atitude do secretário. Benézio disse que o secretário tem que respeitar principalmente os veredores que dão sutentação ao Executivo. O vereador Edson também falou que isto é um absurdo "As famílias moram no setor rural para tirar o sustento e dar educação para os filhos, agora fechar escola rural é um absurdo" disse o vereador.
O vereador João Batista(DEM) lembrou os vereadores que na gestão passada o prefeito Vilmar cometeu os mesmos erros, fechando praticamente todas as escolas rurais, os prédios ficaram abandonados, a mercê dos vândalos e que se a Câmara não for respeitada isso vai voltar a acontecer. "Escolas rurais como a da Rohdenorte, Gladys I e II, Dilma e muitas outras foram desativadas na gestão Giachini e agora fechar a escola Basílio? Não podemos aceitar. Estou com os pais e com alunos até o fim" falou o vereador.
O secretário será convocado para explicar a situação, vereadores falaram que irão solicitar que Luis não determine o fim das aulas na escola Basílio.
"Será mais um prédio publico abandonado" disse o presidente Dalmaso.
"Será que o secretário tem uma bola de cristal para adivinhar que nunca mais terá alunos para estudar naquela escola? Como estamos apoiando o produtor rural a permanecer no sítio se fechamos escolas rurais?" indagou o vereador Edson Moreira.
Uma reunião está prevista para acontecer ainda esta semana.

Transporte Escolar

Outro assunto que o vereador João Batista relatou é a falta de sintonia do Secretário com a escola estadual. "As aulas iniciaram na escola estadual e os pais não sabiam o que fazer para mandar seus filhos para a escola, o secretário simplesmente esqueceu que existe um convênio com o Estado para atender a escola Manoel Soares Campos."

Comentários