Senador Yanai vota a favor de alterações na Lei Pelé

O senador Jorge Yanai esteve presente hoje (9/6) em reunião conjunta das comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Assuntos Sociais (CAS), de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Educação, Cultura e Esporte (CE) para aprovar o PLC nº 9/2010, referente a alterações na Lei Pelé (que institui normas gerais sobre o desporto brasileiro).

O projeto trata, entre outras coisas, do incentivo à formação de novos jogadores, ao mesmo tempo em que busca conter o êxodo de jogadores para o exterior. Um dos temas polêmicos de que tratava o PLC era a veiculação de jogos e de atividades esportivas, o qual foi resolvido por meio de emenda supressiva, estabelecido o tempo limite para veiculação de jogos e de competições esportivas (por emissoras de TV que não comprarem o direito de veiculação) a 3% do tempo de duração do evento.

Outro ponto de atrito, tema de manifestações no Senado, tratava da criação da profissão de monitor de esporte, que poderia ser exercida por qualquer atleta ou ex-atleta mesmo sem formação superior. Cedendo às pressões dos profissionais de educação física, o relator do projeto, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), retirou esse artigo do texto final.

Comentários