Programa Luz para Todos beneficia moradores do assentamento Zumbi dos Palmares

73 famílias, das 162 que vivem no assentamento Zumbi dos Palmares, localizado no município de Cláudia e aguardam a implantação da energia elétrica, já podem ficar mais tranqüilas. É que o governo federal irá atender os moradores pelo programa Luz para Todos. A execução da obra é resultado da ação do deputado estadual Dilceu Dal’Bosco (DEM) que fez gestão junto a Eletronorte e empresa Rede Cemat, para que as obras no assentamento fossem incluídas nesse segundo lote para serem feitas ainda este ano.  

Apesar de apenas parte dos assentados serem atendidos nessa etapa, os moradores garantem que irão lutar para que 100% das famílias sejam beneficiadas. “Este é o último ano do programa luz para todos, então temos que fazer com que todas as famílias tenham luz nas suas casas”, observou o morador Valdecir Antonio Amorim, um dos idealizadores para implantação da energia no assentamento. “Vamos lutar para isso, pois é mais qualidade de vida para os moradores”, emendou.

Conforme Valdecir, além da melhora de vida para os assentados, a instalação da energia irá tirar do papel projetos que garantam o desenvolvimento do assentamento. “Temos projetos para implantação de resfriadores de leite, pois há pessoas que querem trabalhar com leite, laticínio. Há também um projeto de irrigação onde a meta é atender o mercado regional e até fornecer para merenda escolar dentro do projeto do governo. Isso sem falar numa melhor educação para as crianças, pois um colégio poderá se construído. Não fizemos isso até hoje devido a falta de energia”, apontou. Hoje no assentamento, de acordo com ele, há mais de 300 crianças em idade escolar.

O custo da obra está previsto em R$ 10,6 mil, por consumidor, ou seja, os investidos devem passar dos R$ 700 mil, nessa etapa, a segunda aprovada este ano. Além do assentamento Zumbi dos Palmares, outras 28 famílias do assentamento Terra de Viver, também no município de Cláudia, serão beneficiadas pelo programa nesse segundo lote. O comitê é quem autoriza a execução das obras conforme a liberação dos recursos pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal.

O deputado Dilceu Dal’Bosco tem trabalhado para a execução de obras de energização nas áreas de assentamentos em todo o Estado e projetos em municípios como Vera, Marcelândia, Aripuanã, por exemplo, entre outros, já foram beneficiados pelo programa Luz para Todos. O projeto atende às famílias de baixa renda sem acesso a energia e cerca de 90% delas têm renda inferior a três salários mínimos. A instalação é gratuita e o objetivo é garantir o desenvolvimento das comunidades e contribuir para redução da pobreza. 

Da redação com assessoria

Comentários