SINOP: Silval Barbosa garante apoio à construção de eclusa em usina

Foto: Marco Aurélio

Declaração foi feita em reunião com lideranças empresariais da região Norte de Mato Grosso realizada em Sinop

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), declarou apoio à construção de uma eclusa junto com a Usina Hidrelétrica que está prestes a ser construída em Sinop. A garantia foi dada em Sinop durante reunião com aproximadamente 30 líderes empresariais da região Norte do estado.

Barbosa prometeu articular politicamente junto aos ministérios de Minas e Energia e dos Transportes, que são comandados por ministros aliados ao governador.

“Vou carregar [a construção da eclusa] como minha bandeira principal”, afirmou, destacando que já criou Secretaria Extraordinária de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes para cuidar de logística de transporte em hidrovias, ferrovias e rodovias.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Mauro Muller, que articulou a reunião com o governador em nome do grupo de trabalho que defende a construção da hidrovia Teles Pires/Tapajós, explicou que a construção da eclusa é uma medida preventiva para evitar gastos desnecessários de dinheiro público no futuro.

“Defendemos a construção da Hidrovia, e, para isso, é preciso que seja feita a eclusa para a passagem de embarcações. Isso não está no projeto da hidrelétrica e pedimos apoio ao governador para que seja construída”, explicou.

Segundo Muller, a eclusa impacta num adicional que varia de 15% a 20% no custo final da hidrelétrica.

“É um custo que consideramos baixo. Se deixar para fazer a eclusa depois que a hidrelétrica estiver pronta, esse custo fica cinco vezes maior, o exemplo disso é Tucuruí, no sul do Pará, que teve uma eclusa ao custo de R$ 1,6 bilhões”, acrescentou.

Além de pedir apoio, as lideranças se ofereceram para subsidiar Silval Barbosa na busca da eclusa.

“Nos colocamos à disposição para oferecer informações técnicas a cerda da hidrovia. Temos estudo de tudo isso e podemos compartilhar”, afirmou o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Norte de Mato Grosso (Aenor), Amadeu Rampazzo.

Segundo Muller, o próximo passo é definir ações práticas de cobrança junto com a nova secretaria criada por Silval Barbosa.

“O governador vai nos colocar em contato com o secretário Francisco Vuolo, que vai nos ajudar nessas reivindicações. Demos um grande passo hoje e temos que continuar”, concluiu.

A construção de uma Usina Hidrelétrica no rio Teles Pires está definida junto com outras seis contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos estados de Mato Grosso e Pará. A de Sinop é a única que não foi licitada ainda por falta de licença ambiental.

(Marco Aurélio Jr/Black & White Comunicação)

Comentários

Unknown disse…
Olá João Batista, parabéns pelo Blog.
João se fosse possivel gostaria de saber mais detalhes sobre esta barragem do Teles Pires, como por exemplo, que beneficios nosso municipio terá com essa eclusa.
Desde já obrigada..