Dia de Campo do Maracujá é prestigiado por Dilmar

O deputado estadual, Dilmar Dal’Bosco (DEM) participou da abertura do 1º Dia de Campo do Maracujá, em Cláudia (MT). O evento contou com a presença do prefeito Vilmar Giachini(PMDB) e do deputado estadual Nilson Santos (PMDB).
O objetivo do evento é mostrar a produtividade e projeções de mercado do maracujá no estado. Segundo o prefeito Vilmar, pelo menos 24 hectares são produzidos no município, entre frutas e legumes. “Para este ano, além das pequenas propriedades, a prefeitura pretende incrementar a fruticultura nos assentamentos”, comentou.

O deputado, Dilmar Dal’Bosco ficou impressionado como programas considerados simples têm sucesso imediato pela agricultura familiar. “Fico feliz em conhecer histórias de sucesso como a do Seu João. Quero me aperfeiçoar mais sobre estes projetos e ser um deputado prestativo ao segmento da agricultura familiar”, disse.

Exemplo de sucesso:
Cerca de 12 hectares de terra são divididas entre atividade de subsistência e a produção de maracujá, em propriedade no interior de Cláudia. Um ex-madeireiro resolveu apostar na cultura e vai fazer a terceira safra este ano. O investimento só foi possível graças a uma parceria do programa “Aquisição de Alimentos”. As mudas para plantio, assistência técnica e garantia de comercialização do que produz, são feitas com a prefeitura e a Conab. Cada agricultor familiar pode vender até R$ 4.200 por ano.

A outra parte da produção é vendida para uma indústria de polpas, em Sinop. “Agora está bom, já construímos o maracujazeiro. O caro é comprar a madeira que dá suporte aos pés. Mas dá pra tocar a vida, eu e a minha esposa é que cuidamos disso” disse o agricultor.

Segundo o técnico da Empaer, João Paulo Barbon o manejo com o maracujá exige cuidados desde preparo do solo até a colheita. A produção se dá quatro em quatro meses. No período das chuvas é o que produz mais, na seca é preciso irrigação.

Comentários