Briga paroquial leva Baiano e Dorner para PSD em Sinop e viabiliza 3ª via

O deputado estadual Baiano Filho decidiu trocar o PMDB pelo PSD para se distanciar do prefeito de Sinop, Juarez Costa e tentar "costurar" uma terceira via visando o pleito do próximo ano com o deputado federal Roberto Dorner, que também buscou abrigo no novo partido.

Dorner era do PP e ocupa a cadeira de Pedro Henry, secretário estadual de Saúde, na Câmara Federal. No pleito de 2008, quando ainda era do PR, apoiou Juarez Costa, que se elegeu com mais de 70% dos votos válidos. Ambos, porém, não tiveram nesse ínterim uma boa relação política e agora que se avizinha uma nova eleição, ambos demonstram tomar caminhos diferentes.


O grupo de Baiano e Dorner se reforça também na Câmara de Sinop. Dos 10 parlamentares, 5 são do PSD sendo eles Carlos Leite, o Carlão Coca-Cola, Sérgio Palmasola, Remídio Kontz, presidente da Câmara, Gilson de Oliveira e Leozenir Severo, esposa de Baiano.

O peemedebista está com boa popularidade, tem a seu favor as máquinas dos governos municipal, estadual e federal, considerando que o Estado é comandado pelo também peemedebista Silval Barbosa e o PT, da base aliada de Juarez, conduz o país com Dilma Rousseff.

Baiano, por sua vez, chega no PSD com o respaldo do cacique José Riva, presidente da Assembleia Legislativa, e com o núcleo que tem base forte em Sinop com Dorner.

O grupo que se forma em torno do novo partido deve trabalhar os nomes de Baiano e Dorner para a sucessão municipal. Já se fala em entrar no páreo como terceira via.

O DEM busca forças junto ao PSD do ex-prefeito e deputado federal Nilson Leitão para liderar uma frente de oposição ao prefeito Juarez. Desse modo, a um ano do pleito, o quadro sobre a sucessão em Sinop, cidade-pólo do Nortão. começa a se afunilar em torno de três pré-candidaturas.

RD NEWS

Comentários