Vereadores vão decidir nesta 3ª sobre volta de Ralf ao Legislativo

RD News


O pedido do vereador cassado Ralf Leite (PRTB) para voltar à Câmara de Cuiabá será apreciado na sessão desta terça (29). A solicitação já tem parecer favorável do relator da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o vereador Clóvis Hugueney, o Clovito (PTB), e contrário do membro da Comissão, vereador Antonio Fernandes.
     A volta de Ralf vai depender agora do presidente da Comissão, vereador Marcus Fabrício (PP), que faz mistério sobre sua posição e promete divulgar o parecer somente no dia da votação em plenário. Nos bastidores comenta-se que ele emitirá parecer pelo arquivamento do processo.

     Ralf entrou com o pleito depois que foi parcialmente absolvido pela Justiça em Várzea Grande pelo juiz Jorge Tadeu Rodrigues pelos crimes do qual foi acusado ao se envolver sexualmente com um travesti menor de idade. O parlamentar foi inocentado pelos crimes de exploração sexual, corrupção ativa e falsidade ideológica.
     Diante de uma decisão judicial favorável, Clovito passou a defender o retorno de Ralf e entender que o Legislativo foi injusto com o parlamentar. Contudo, a maioria dos vereadores resiste à ideia de devolver o mandato a Ralf e alega que o julgamento político foi acertado, tendo em vista que o parlamentar teria agido com falta de decoro ao se envolver num escândalo sexual.
     Já Fernandes deu parecer contrário à volta de Ralf porque entende que não há elemento novo que motive a reabertura do processo que cassou o mandato.
     Ralf teve o pedido de retorno negado 6 vezes pela Justiça. Ele foi cassado no Legislativo com 16 votos, em agosto de 2009, por quebra de decoro parlamentar. Para validar ou derrubar a decisão da CCJ, são necessários 13 votos.

Comentários