Falta de vacina infantil preocupa pais em Cláudia

Já não bastasse um caso de dengue tipo grave, em uma criança, registrado no município, agora a falta de vacinas preocupa os pais.

As mães que levam seus filhos aos postos de saúde para atualizar a vacinação saem desconsoladas por saber que não tem vacina e que ainda irá demorar cerca de 15 dias para chegar.

Um dos exemplos de vacina em falta é a Meningo C, indicada para fazer a imunização contra infecções meningocócicas, causadas pela bactéria Neisseria meningitidis. A vacina estimula a produção de anticorpos, provocando uma imunidade contra a Meningite C, o que ocorre depois de 10 a 14 dias depois de tomar a dose.


Segundo um mãe que preferiu não se identificar, a responsável pela vacinação disse que as vacinas só irão chegar depois do dia 20.

Para certificar da situação nossa equipe entrou em contato com um dos PSF's e a informação foi confirmada.

A vacinação infantil é, sem dúvida alguma, a forma mais barata e eficaz de prevenção das doenças infeciosas nas nossas crianças. Elas estimulam o sistema imunológico das crianças, tornando-as mais resistentes a patologias.

É importante que os pais acompanhem o calendário de vacinação dos seus filhos para que os mesmos recebam todas as doses de cada vacina, mantendo os intervalos recomendados entre elas para garantir a sua total eficácia. Atenção especial deve ser dada aos reforços das vacinas.

Mas é importante também que as vacinas estejam disponíveis nos postos de saúde.

Da redação com informações da Funasa e do site Lar da Criança.

Comentários