Coopercláudia recebe apoio da Cooagril (de Lucas) para trazer benefícios aos produtores

Foto: Só Notícias
Buscando o fortalecimento da classe de produtores frente ao mercado,  segurança nos serviços de recebimento, padronização e armazenagem com adequada remuneração ao produtor, rações e sais minerais com ótimo custo e beneficio ao produtor, resultado operacional capitalizado em beneficio do próprio associado como capital social, gerando empregos diretos e indiretos, impostos e multiplicando o potencial de produção regional assim está agindo e crescendo a Cooagril - Cooperativa Agropecuária e Industrial Luverdense, fundada em trinta de agosto de 1990, com o desafio de implementar no Centro Oeste uma atividade até então somente desenvolvida no sul e sudeste do Brasil. 


Atualmente é comercializado com marca Cooagril vários tipos de rações e sais minerais, bem como beneficia e comercializa produtos agrícolas (milho, soja, sorgo, etc.) para seus associados.

Sabendo deste sucesso e das parcerias que a Cooagril já tem feito com a Coopercláudia, nesta quinta-feira, 22/03, alguns produtores rurais de Cláudia estiveram em Lucas do Rio Verde em busca de mais experiência e aprendizado para melhorar os ganhos dos produtores cooperados.

O coordenador do projeto leiteiro da Coagril, Luis Antonio Schneider, comenta que os trabalhos para a implantação desta atividade vêm dando resultados positivos em toda região e que em Cláudia não será diferente, basta aprimorar os serviços, buscar os selos de inspeção estadual e federal, SISE e SIFE, respectivamente e ingressar num programa específico tributário do governo, como o Prodeic.

"A política tributária também faz a diferença, vocês tem que encontrar a mais adequada junto a Secretaria de Fazenda do estado, diminuindo os gastos com impostos, automaticamente o produtor passa a ganhar mais e a cooperativa se fortalece" disse Schneider.  

O coordenador contactou ainda durante a reunião com Adair Mazzotti, superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB/Sescoop-MT) para dar suporte à Coopercláudia, afim de encaixar a cooperativa na melhor tarifa tributária.

A reunião contou com a presença do vereador João Batista(PSD) que junto com os produtores representou a Câmara na busca opções para a sustentabilidade do município.

"Nosso município tem como ampliar a bacia leiteira, porém é importante melhorar os preços para o produtor, incentivar aquisições de gado de raça e o município tem que continuar a ajudar e dar condições de funcionamento à cooperativa" comentou o vereador.

Os representantes da cooperativa ficaram satisfeitos com o encontro.

O produtor Selso acredita que este suporte da Cooagril e da OCB vai ajudar a Cooperativa a mudar seus rumos e conseguir entrar de vez no mercado regional. 
"Nós estamos acreditando, eu mesmo já adquiri novas vacas, agora da raça Jersey e penso em ampliar a produção, mas é preciso apoio. Estamos produzindo novos derivados do leite na cooperativa e o consumidor tem aprovado, mas algumas burocracias impedem o desenvolvimento" falou Selso.

Já o produtor Hélio Rodrigues afirmou que a familia sempre trabalhou na roça, tirando leite, mas com as quedas de preço na hora da venda, vários dos familiares desistiram.
"Nossa família sempre trabalhou com isso, esperamos que as coisas melhorem pra gente voltar a produzir e a cooperativa com o apoio dos nossos representantes, pode crescer ainda mais" finalizou.

A coopercláudia conta hoje com aproximadamente 32 produtores que entregam leite diariamente, a industrialização feita na sede da cooperativa é comercializada no mercado local atraves principalmente do Leite e da Mussarela, porém recentemente começou a fabricação Provolone.

Comentários